Quando todas as movimentações contábeis já estão presentes no movimento do mês em foco de análise, os balancetes podem ser analisados. Comumente são chamados Balancetes de Verificação. A consulta a balancetes contábeis do módulo de CONTABILIDADE do SEEGER® Alles© 8 é instantânea e oferecida mensalmente.
Quando os balancetes já foram checados e conciliados, e correspondem à aceitação do contador, já será possível emitir o Balanço Contábil. A consulta aos balanços contábeis do módulo de CONTABILIDADE do SEEGER® Alles© 8 é instantânea e oferecida mensalmente, mesmo que o período oficial da empresa não o exija nesta frequência.
Este recurso do módulo Contabilidade do SEEGER® Alles© 8 permite que você construa um novo formato de apresentação de contas, de forma sintetizada, somando as contas dos balancetes (e, portanto, do plano de contas) descarregando os saldos (de forma agrupada ou não) em outras contas com descrições por você definidas para este fim.
Durante o processo de lançamentos contábeis, é comum fazer repetidas descrições de explicações semelhantes e, até mesmo, idênticas. Para evitar o tempo desperdiçado em digitações, diferença de estilos de redação, redações prolixas ou concisas demais, o módulo de CONTABILIDADE do SEEGER® Alles© 8 permite a criação de Históricos Padronizados que podem ser inseridos nos lançamentos contábeis.
A tarefa mais emblemática do processo de contabilização é justamente realizar os lançamentos contábeis. Neste momento, o contador se depara com o fato que determina um lançamento contábil, que pode ser desde uma simples compra até mesmo complexos eventos de fechamentos de contratos, folha de pagamentos, etc. É necessário, então, fazer uma classificação dentre as contas do plano para melhor alocar o recurso em movimento.
A Receita Federal do Brasil determinou, desde 2008, que algumas empresas substituíssem o modo de escrituração contábil em papel para o modo denominado “Escrituração Contábil Digital” – ECD. De lá pra cá, o sistema se tornou mais abrangente, envolvendo também a parte fiscal, e ficou, então, mais conhecido como SPED, sigla para “Sistema Público de Escrituração Digital”. Assim, apareceram as derivações de SPED-Contábil e SPED-Fiscal. Atualmente, o SPED também recebe as declarações dos impostos PIS e COFINS.
Os demais departamentos da empresa podem interagir com o Contabilidade, pois constitui parte de um software de gestão ERP, nativo, de mesma autoria e que possui a mesma base de dados integrada.
A facilidade de ampliação de recursos modular, constitui uma tranquilidade para o orçamentista expandir seu relacionamento com a corporação de forma a replicar seus trabalhos e estudos, facilitando também a organização de outros departamentos.