É a sequência lógica e inteligente estabelecida pela engenharia da empresa que descreve os passos que levam ao produto final. Define quais recursos serão empregados em cada passo, como materiais, pessoal, maquinário, etc., porém sem ter uma data ou lote definidos. Trata-se de um gabarito ou receita de bolo que deverá ser seguida quando do disparo do início da produção.
A Ordem de Produção é o documento pelo qual o gerente de produção autoriza o disparo da produção de um item ou lote de itens, que deverão cumprir os passos ou sequenciamento pré-estabelecido no processo produtivo, com todos os demais elementos de prazos, maquinário utilizado, pessoal empregado, materiais e assim por diante.
A Ficha Técnica do produto é um documento preliminar caracterizador do produto. Diversos são os formatos, layouts, riqueza de detalhes, abrangência ou capacidade de abraçar o mix de produtos de cada empresa. O que todos precisam ter em vista de informatização é a padronização dos campos que especificam o produto, pois podem ser utilizados em processamento em algum momento pelo software de gestão integrada. Algumas literaturas tratam este banco de informações sobre o produto como “gabarito”. No desenvolvimento do projeto do SEEGER® Alles© 8, este termo foi cunhado apenas para a definição da Ficha Técnica vazia, ou seja, sem conteúdo algum sendo aqui chamada de gabarito.
Contemplam Ordem de Produção, Ficha Técnica de Produto, Processo Produtivo, Cronograma da Produção, Consumo de Recursos da Produção, Produção por Vendas, Produção por Estoques.
Os demais departamentos da empresa podem interagir com o PCP, pois constitui parte de um software de gestão ERP, nativo, de mesma autoria e que possui a mesma base de dados integrada.
A facilidade de ampliação de recursos modular, constitui uma tranquilidade para o orçamentista expandir seu relacionamento com a corporação de forma a replicar seus trabalhos e estudos, facilitando também a organização de outros departamentos.